Serviços financeiros em marketplace digital: Conheça essa comodidade!

marketplaces Mai 13, 2021

Os serviços financeiros em marketplaces digitais são uma comodidade que facilita as transações bancárias entre lojistas e consumidores de maneira rápida e eficiente. É uma prática que vem crescendo neste modelo de negócios ao redor do mundo, puxado principalmente pela “fintechização” (boom das fintechs).

Algumas das principais redes, tais como Via Varejo (que comanda as Casas Bahia e Ponto Frio), Carrefour, Magazine Luiza, B2W (dona das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime) entre outras, estão acelerando as parcerias e criando novos negócios dentro de suas plataformas.

O Mercado Livre, inclusive, possui um serviço financeiro bastante conhecido e utilizado: o Mercado Pago. Ao criar uma conta na plataforma, o usuário automaticamente habilita este sistema financeiro.

Trata-se de uma conta bancária digital totalmente gratuita, que rende 100% em CDI, onde são feitas todas as movimentações bancárias dentro do Mercado Livre. Hoje, o MP já disponibiliza cartão de débito físico para compras em qualquer estabelecimento, e cadastro de chave PIX.

Se você é lojista ou vende um produto, o dinheiro é transferido para a conta do Mercado Pago. É possível transferir a quantia para outros bancos, via TED ou PIX, gratuitamente. Ou, ainda, se você possui saldo no Mercado Pago e deseja adquirir algum produto dentro da plataforma, é possível utilizá-lo na hora da compra e abater o saldo remanescente com cartão de crédito ou boleto.

Trata-se de uma grande vantagem para o consumidor e uma gigantesca janela de oportunidade para os varejistas: o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas que não possuem conta bancária nas instituições financeiras tradicionais.

Para a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), quanto maior a concorrência e acesso à informação sobre os clientes permitem ganhos em produtividade, otimização de processos e redução de custos por parte dos bancos.

A Dinie preparou este post para elencar as vantagens de um sistema financeiro dentro de um marketplace e os motivos pelos quais a sua empresa deve aderir, ou buscar uma parceria para viabilizar esta operação para seus vendedores e compradores. Mãos à obra!

Serviços financeiros em marketplace digital: o conceito

Devido às inúmeras transformações ocasionadas pelo ambiente digital e pela tecnologia, o sistema bancário como um todo teve que se adaptar à situação, para trazer vantagens e comodidade aos milhões de usuários.

O ambiente digital nos proporcionou novas práticas de consumo: ainda que a venda de CDs, DVDs e discos de vinil sejam relevantes, apesar de mais difíceis (hoje é mais comum comprar diretamente do artista), boa parte da população consome música, filmes e documentários através de serviços de streaming, como Netflix, Spotify e YouTube.

No sistema financeiro, aconteceu a mesma coisa: os bancos tradicionais reinavam até a chegada das fintechs, como o brasileiríssimo unicórnio Nubank (apelido dado para startups que cresceram muito rapidamente, com valores de mercado que ultrapassam bilhões de reais), Digio, PicPay, PagSeguro da UOL, entre outros.

Porém, a chegada das fintechs abriu novos desafios para solucionar as dores dos consumidores em diversos aspectos. Com isso, veio o chamado “marketplace banking”, que proporciona uma experiência integrada de serviços bancários, trazendo comodidade e praticidade para o consumidor e para o lojista.

Quais são as características do marketplace banking?

Veja quais são as principais características de um sistema financeiro para marketplaces.

  • A instituição é especialista em tecnologia e oferece serviços de conta corrente digital
  • Esta instituição não é necessariamente financeira
  • Também pode possuir licença bancária ou fazer o uso de uma, estilo “barriga de aluguel”, para entregar as soluções de banking (caso da Digio, que oferece cartão de crédito sem anuidade e conta bancária digital por intermédio do banco CBSS, controlado pelo Banco do Brasil e Bradesco)
  • Conta com fornecedores terceirizados para integrar outros serviços financeiros por meio de APIs (Application Programming Interface)

Neste modelo de negócio, o cliente escolhe somente os serviços que desejar, dentro de um pacote disponibilizado pelo marketplace banking de produtos vindos de terceiros.

Marketplace de crédito: uma opção viável para empreendedores

Outro serviço financeiro disponível no mercado são os marketplaces de crédito. Com funcionamento similar aos marketplaces tradicionais, neste caso estas plataformas oferecem soluções de crédito para empreendedores em busca de empréstimos.

Através desta solução, o empreendedor consegue seu empréstimo de maneira rápida e fácil, garantindo a segurança financeira de sua empresa. Não é preciso passar por uma longa, e burocrática, análise de crédito, como acontece com os bancos tradicionais.

A Dinie, por exemplo, consegue aprovar crédito em tempo hábil, sem burocracia, para que você tire do papel aquele projeto dos seus sonhos, com um processo próprio eficiente e ágil!

Além disso, em alguns casos você consegue solucionar suas pendências de maneira definitiva, sem imbróglios.

Como a Dinie pode ajudar sua empresa com soluções financeiras para Marketplaces

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de capital sob demanda para pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Seja operando em marketplace de grande escala, ou em um site voltado para um nicho, nossos serviços financeiros se adequam às demandas da sua empresa.

Oferecemos estrutura e soluções financeiras viáveis para o seu marketplace, de modo que haja comodidade para os clientes do seu negócio.

Conheça o Limite Dinie!: a solução de capital sob demanda para impulsionar o seu negócio, clique aqui.

Etiquetas