Plataformas modulares: o benefício de integrar parceiros e expandir os serviços ofertados pela sua empresa

plataformas modulares Mai 19, 2021

As plataformas modulares, dentro do modelo marketplace, trazem benefícios como integração de parceiros de modo que a expansão do seu negócio e dos serviços ofertados aconteça de forma gradual e com bastante velocidade.

Cada vez mais, o marketplace se faz presente no mercado brasileiro, tornando-se um dos principais responsáveis por gerar receita e lucro no e-commerce. A título de conhecimento, os varejistas desta plataforma são responsáveis por 78% do faturamento total do mercado, segundo a 42ª edição do Webshoppers, feita pela Ebit | Nielsen em parceria com a Elo.

Muito deste crescimento se deu graças à pandemia, porém o marketplace vem crescendo gradativamente desde a sua chegada no Brasil, com expansão significativa a partir de 2006, quando o comércio eletrônico no país, segundo dados da ABCOMM, registrou um crescimento de 72%.  

Hoje, comprar pela Internet tornou-se uma normalidade e, em muitos casos, a primeira ou última opção de compra. Por que dizemos isso? Até então, o método tradicional de compras é a visita física de um estabelecimento. Podemos olhar os produtos, tocar, tirar dúvidas, etc.

Com a Internet, é possível fazer tudo isso e ainda conseguir preços melhores, uma vez que o comércio eletrônico não arca, pelo menos em mesma proporção, com os custos para se manter um endereço comercial.

A comodidade de comprar de qualquer lugar, receber o produto em casa e ainda pesquisar pelos melhores preços são as principais causas do sucesso do comércio eletrônico, e isso é inegável.

Com o nível de exigência elevado dos consumidores, é vital que um marketplace disponha de ferramentas integradas que facilitem todo o processo de compra, sem que haja atrasos ou desistências por parte do usuário.

Neste artigo, você saberá como as plataformas modulares podem auxiliar a rotina do seu trabalho no marketplace, de modo que as vendas cresçam de maneira orgânica e escalável.

Plataformas modulares: o conceito

Ao criar uma loja virtual dentro ou fora de um marketplace, um dos maiores desafios está na integração de diferentes sistemas. Como faço para sincronizar sistema de envio, rastreio e, o mais importante, o meio de pagamento da minha loja?

Claro que hoje existem inúmeras maneiras de se fazer isso, como por exemplo utilizar os botões de pagamento do PayPal ou PagSeguro, as interfaces da Pagar.Me, WireCard, Ebanx, etc.

Porém, comprometemos a experiência do usuário na hora da compra, uma vez que ele será remetido para outro endereço da Web.

Logo, a solução está nas plataformas de pagamento integradas, onde é possível colocar o logo de sua empresa e colocar o sistema de pagamento via API. A Dinie, por exemplo, já dispõe desta solução.

Veja abaixo alguns exemplos de integração e de plataformas que você pode utilizar para criar sua primeira loja dentro de um marketplace.

Woocommerce

O Woocommerce, na verdade, é um famoso plugin do WordPress que habilita o e-commerce dentro do seu site. Assim como a maioria dos plugins desta plataforma, ele é gratuito e está presente em praticamente todos os templates de e-commerce, mas pode ser habilitado em outras páginas (blogs, sites corporativos, etc).

Trata-se de uma solução de código aberto, ou seja, você manterá a propriedade total do conteúdo e dos dados da sua loja enquanto seu site estiver no WordPress.

Com o Woocommerce, é possível:

  • Criar lojas virtuais atraentes com temas adequados para sua marca e ramo de negócio
  • Personalizar as páginas rapidamente usando blocos de produtos modulares
  • Apresentar produtos físicos e digitais, variações de produtos, configurações personalizadas, downloads instantâneos e itens de afiliados
  • Aproveitar as vantagens do SEO no Wordpress para alcançar os melhores resultados de pesquisa
  • Integração com PayPal, PagSeguro, WireCard, TransferWise, Vindi, Mercado Pago, dentre muitos outros serviços de pagamentos do mercado.

Magento

O Magento é líder mundial quando o assunto é e-commerce. Funciona essencialmente como um sistema web completo, bastante robusto e 100% customizável, que pode ser utilizado em lojas de qualquer porte e segmento.


Algumas das maiores marcas globais, com forte presença no Brasil, adotam o Magento para suas lojas virtuais. Exemplos: Coca-Cola, Nike, Burger King, Samsung, dentre outras.

O Magento conta com solução de Business Intelligence (BI), ou seja, é  possível centralizar todos os dados do seu negócio e transformar insights em tomadas de decisões estratégicas, baseadas nos resultados e nas métricas da sua empresa.

Shopify

O Shopify é uma plataforma que também oferece todos os recursos necessários para se ter uma loja virtual integrada e robusta, de modo que você consiga expandir o seu negócio com escala.

É possível gerenciar vendas, incorporar um botão comprar em qualquer site ou blog e também vender em redes sociais, marketplaces e outros canais de seu interesse e que tenham relação com o seu negócio.

Nos primeiros 14 dias, o teste é gratuito. Depois, é preciso escolher um plano, que começa em 29 dólares mensais.

Como a Dinie pode ajudar sua empresa com plataformas modulares para Marketplaces

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de capital sob demanda para pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Seja operando em marketplace de grande escala, ou em um site voltado para um nicho, nossos serviços financeiros se adequam às demandas da sua empresa.

Oferecemos estrutura e soluções financeiras viáveis para o seu marketplace, de modo que haja comodidade para os clientes do seu negócio.

Somos uma plataforma embedded, ou seja, oferecemos soluções de pagamento integrado para o seu negócio, via crédito: o que amplifica as conversões, facilitando o sucesso das operações, seja para clientes finais, ou para parceiros participantes de sua plataforma de marketplace.

Conheça o Limite Dinie!: a solução de capital sob demanda para impulsionar o seu negócio, clique aqui.

Etiquetas