Nicho, segmento e mercado: entenda a diferença entre eles

nicho Mar 26, 2021

Nicho e segmento são duas denominações que, apesar de parecerem ser sinônimos, possuem significados totalmente distintos na concepção do mercado. Não menos, é importante que o gestor saiba as diferenças destas nomenclaturas para que o investimento seja certeiro.

Mais do que tudo, conhecer o nicho pode trazer uma visão mais ampla sobre os setores que estão em alta para vendas, e que trazem lucratividade rápida e escalável para a sua empresa.

No começo, é comum que empreendedores queiram entrar em todos os nichos de mercado possíveis. Em outras palavras, abocanham mais do que aquilo que conseguem mastigar, ou do que o seu produto/serviço conseguem atender.

Isso acontece porque notamos empresas de sucesso que atuam nos mais diferentes nichos, porém repare que elas começaram em um muito específico, geralmente com um objetivo claro de atuação naquele grupo.

Entenda: saber a diferença entre nicho e segmento de mercado lhe dá mais confiança na sua aposta, por entender os diferentes tipos de concorrência a que você está sujeito a enfrentar.

Para isso, é preciso alcançar autoridade em um público seleto. Em outras palavras, é o modo mais rápido para crescer dentro do seu mercado de atuação e se destacar. Aliás, essa é uma das principais estratégias do Marketing moderno.

O Sebrae realizou uma pesquisa apontando os 50 nichos mais lucrativos para a realidade brasileira, principalmente no meio online (e-commerce). As vendas online aumentaram muito, em especial na pandemia, bem como os investimentos em infraestrutura nas maiores plataformas de varejo.

A lista sugere a venda de brinquedos, moda feminina, Yoga, bebidas destiladas (em especial o uísque), artigos de couro, entre outros. Ou seja, são produtos diferenciados, destinados a um público seleto e específico.

A Dinie preparou este post especialmente para que você, pequeno empreendedor, compreenda as diferenças entre nicho e segmento de mercado para que o seu investimento seja certeiro quando o momento chegar.

Conte sempre conosco com a nossa solução prática de capital sob demanda, que irá impulsionar o seu negócio! Vamos lá.

Nicho, segmento e mercado: o conceito

Nicho de mercado trata-se de um recorte dentro de um segmento. Nesta fatia, estão inclusos um grupo de pessoas com interesses e necessidades de preferências muito específicas.

Em conjunto, temos a persona, que é aquele personagem semi-fictício que possui nome, idade, remuneração mensal, gostos, anseios e desejos. Numa concepção mais ampla, a persona está atrelada ao nicho, uma vez que a empresa deve apresentar soluções para este potencial cliente.

Para ficar mais simples, vamos exemplificar: o setor de instrumentos musicais.

A música é livre para todas as idades, gêneros e públicos, correto? Se considerarmos somente pelo gênero, já temos um nicho de mercado.

Porém, podemos afunilar bastante e oferecer produtos a um público muito específico.

Ou seja, o seu cliente pode ser um baterista semi profissional, com 10 anos de estudo, que já possui uma bateria completa e deseja diversificar o seu jogo de pratos. Porém, o seu gosto é muito refinado, e ele almeja adquirir as marcas importadas, seja dos Estados Unidos, Suíça ou até mesmo da Turquia, para shows e gravações profissionais.

Você pode encontrar e definir um nicho de mercado levando em conta os seguintes aspectos:

  • Preço (alto, moderado, descontos)
  • Demografia (sexo, idade, nível de renda, nível de escolaridade)
  • Nível de qualidade do produto/serviço (premium, alta, moderada, baixa, barata)
  • Psicografia (valores, interesses, atitudes)
  • Geográfico (a localização precisa do comprador)

O que é segmento de mercado?

As diferenças entre segmento de mercado e nicho são bastante sutis.

Um nicho de mercado, como explicitamos no tópico anterior, atende a um público muito específico, que desejam produtos mais seletos e de qualidade superior.

O segmento, por sua vez, é muito maior. Se dentro de instrumentos musicais temos os bateristas, nós também podemos ter pianistas, violinistas, saxofonistas, baixistas e, claro, os cantores.

Em outras palavras, o nicho é sempre parte de algo muito maior, o segmento.

Por que é importante definir o seu nicho de mercado?

Quando você define bem o seu nicho de mercado, as chances de se destacar são muito maiores, considerando também que o seu produto terá valor agregado ampliado para os clientes desse grupo.

E não é preciso investir enormes quantias em dinheiro não, sabia? Dá para alcançar o público correto sabendo direcionar a sua publicidade. Quanto mais específica uma campanha, mais chances o cliente pode se identificar com a sua empresa. Para isso, é preciso fazer com ele sinta que sua empresa está de fato conversando com o cliente, tentando resolver as suas necessidades.

Quando sua empresa atende desejos e resolve problemas específicos, além de encontrar um público que dará maior valor aos seus serviços, também estará disposto a pagar mais, se for preciso, principalmente quando estiver fidelizado à sua marca.

Isso acontece porque, de fato, você está resolvendo um anseio de seu cliente, o qual não era solucionado por nenhuma outra empresa, principalmente pelas grandes corporações.

Por fim, a grande vantagem de se definir um nicho de mercado é a sua baixa concorrência, o que evita, por exemplo, competir com os grandes players.

Ou seja, o cliente enxerga a sua empresa como uma autoridade naquele assunto específico, que conhece o produto ou serviço desde a sua concepção e como pode realmente sanar os seus anseios de maneira 100% satisfatória.

Por isso, ele não se importará em pagar mais caro, pelo contrário: fará questão.

Como a Dinie pode ajudar a sua empresa na economia criativa

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de capital sob demanda para pequenas e médias empresas em todo o Brasil.

Graças à nossa inovação em oferecer crédito rápido e online, sua empresa enfim pode realizar tudo aquilo que sempre almejou, como alugar um escritório maior, contratar mais funcionários, desenvolver um novo produto/serviço, ativar campanhas de marketing ou investir em capacitação.

Acima de tudo, o nosso limite pode lhe auxiliar a ter os recursos necessários para impulsionar o seu negócio em nichos de mercado específicos, destacando a sua empresa com maior velocidade.

Conheça o Limite Dinie!: a solução de capital sob demanda para impulsionar o seu negócio, clique aqui.

Etiquetas