Livros para aperfeiçoar a gestão do seu negócio

gestão Fev 17, 2021

Aperfeiçoar a gestão de um pequeno empreendimento requer, além de jogo de cintura, muitos conhecimentos técnicos e teóricos. Principalmente, porque negócios lidam com pessoas, as quais precisam de atenção e maneiras de se lidar.

O mercado moderno também está mais exigente, necessitando de bons gestores. Gente que faz a coisa acontecer, que põe as mãos na massa sem medo e que tem tato com seus colaboradores.

Não somente, o bom gestor também é capaz de manter a equipe motivada a sempre seguir em frente, subindo cada degrau de uma vez para conquistar o seu merecido espaço dentro do mercado de trabalho. Em outras palavras, a realização profissional.

E como é possível melhorar as práticas de gestão e processos dentro de uma empresa? Com estudos embasados e muita literatura.

Logo, o gestor deve se manter atualizado através de pesquisas e estudos, de modo que seja possível gerenciar a constante mudança entre os perfis dos funcionários das organizações.

Para tanto, é preciso estar bastante atento às bruscas mudanças do mercado para encontrar maneiras de sobressair diante a crise. Resultado disso está na abertura expressiva de empresas.

Segundo o Portal do Empreendedor, em plena pandemia vivenciada no ano de 2020, foram abertas 1.470.484 novas empresas na categoria MEI (Microempreendedor Individual), um aumento de 14,8% comparado a 2019, totalizando 10,9 milhões de registros.

Ainda, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) confirmou em pesquisa que este crescimento de MEIs na pandemia se deve aos indivíduos que buscam alguma forma de renda extra para os próximos 4 anos.

Veja, neste post, alguns dos melhores livros sobre gestão empresarial e de pessoas que devem ser consumidos pelo empreendedor moderno, que deseja se destacar no mercado com seu pequeno e inovador negócio.

Livros para aperfeiçoar a gestão: conheça os principais

Ler sempre é bom, não é verdade? Te mostra um novo mundo, sob novos olhares e perspectivas, e ainda agrega conhecimentos que podem ser adotados na sua rotina de trabalho.

Confira abaixo alguns deles.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Escrito por Stephen R. Covey, este é um dos livros mais importantes sobre gestão de pessoas.

Trata-se de um best-seller que apresenta princípios e ideias que podem levar as pessoas ao sucesso duradouro, ao oferecer ferramentas para a sua evolução pessoal e profissional.

Disponível pela Amazon nas versões impressa e Kindle.

Gestão De Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações

Este livro, escrito por Idalberto Chiavenato, fala sobre os desafios da gestão de pessoas dentro das empresas. Aborda questões sobre aquisição e retenção de talentos, além de apontar rumos do RH para o futuro.

Disponível pela Amazon nas versões impressa e Kindle.

O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança

Escrito por James C. Hunter, este livro é um clássico dotado de muitos ensinamentos sobre liderança e gestão de pessoas.

Nele, Hunter ressalta as qualidades que um bom líder deve desenvolver, características que o gestor também deve possuir para influenciar a equipe de modo positivo.

Disponível pela Amazon nas versões impressa e Kindle.

Como o Google funciona

Em tempos de modernidade, é importante que o gestor entenda como o Google funciona para que torne sua empresa conhecida no ambiente digital.

Neste best-seller, escrito por Eric Shmidt e Jonathan Rosenberg, o leitor aprenderá os métodos de como recrutar pessoas “criativas-inteligentes”, como encontrar inspirações técnicas diante dos problemas e fazer a diferença dentro da empresa.

Disponível pela Amazon nas versões impressa e Kindle.

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

Este livro, escrito por Rafael Rez, não é exatamente sobre gestão de pessoas, mas como o seu negócio deve se portar na era da modernidade e como o Marketing de Conteúdo é o grande condutor de negócios.

O perfil do consumidor moderno, como relata Rez, mudou ao longo dos anos. Hoje, é ele quem dita as regras do mercado e se uma empresa sobrevive ou vai à falência. Literalmente!

Empresas modernas estão sendo avaliadas a todo instante, com resenhas e comentários de clientes e possíveis consumidores. Logo, ter uma presença digital forte e saber se comunicar com a sua buyer-persona (cliente ideal) é praticamente tarefa básica.

E, neste livro, Rafael Rez faz uma abordagem sobre como era o mundo no século passado e como sua empresa deve se portar na era dos smartphones, e-mails e redes sociais. Diz muito sobre como pode ser a gestão da sua empresa e onde você quer chegar com ela.

Disponível pela Amazon nas versões impressa e Kindle.  

A Arte de Fazer Acontecer

Por fim, não poderíamos deixar de citar este grande best-seller, escrito por David Allen. Na verdade, este livro é sobre o método GTD - Getting Things Done, idealizado por Allen no campo corporativo.

Allen afirma que o cérebro humano deve estar livre para criar, e não para reter informações. Em outras palavras, somos bons para executar tarefas, e não para memorizá-las. Com isso, o método GTD tem auxiliado milhares de empresas e profissionais a saírem do caos.

Para gestão de pessoas e de empresas, este livro é simplesmente de cabeceira.

Disponível pela Amazon nas versões Kindle e impressa.

Como a Dinie pode auxiliar na gestão da sua empresa

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de crédito para pequenas e médias empresas em todo o Brasil.

Graças à nossa inovação em oferecer crédito rápido e online, sua empresa enfim pode realizar tudo aquilo que sempre almejou, como alugar um escritório maior, contratar mais funcionários ou investir em capacitação.

Conheça o nosso Limite Dinie!: a solução de capital sob demanda para impulsionar o seu negócio, clique aqui

Etiquetas