Gerenciador financeiro: descubra a importância de ter um em sua empresa

Finanças Jan 26, 2021

O gerenciador financeiro é uma ferramenta de automação que traz praticidade para a rotina de qualquer empresa, uma vez que os processos burocráticos ficam por conta do software, e não da equipe.

Como sabemos, o setor financeiro é o coração de qualquer empreendimento. Através dele, a empresa realiza pagamentos de tributos, salários dos colaboradores, bem como a compra de insumos e produtos.

Porém, muitos empreendedores negligenciam o controle financeiro empresarial, pois na maioria das vezes confundem seus gastos pessoais com os corporativos.

O resultado é um só: com a escassez financeira, a empresa funciona com defasagem, não consegue quitar seus débitos e muito menos pagar os seus colaboradores, tendo que fechar as portas em seguida.

Compreender a importância do departamento financeiro e lutar para que as contas não fiquem no vermelho já é um ótimo motivo para aderir a um gerenciador financeiro confiável.

O fato é que, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar.

O que isso significa?

Empresas familiares são aqueles negócios abertos por um membro da família, passados de geração em geração.

Pode ser desde uma padaria de bairro a uma empresa de grande porte, como é o caso da Randon, notória fabricante de reboques para caminhões.

Independente do modelo de negócio, ter um gerenciador financeiro que não faz parte da família é importantíssimo para a conduta imparcial perante o principal departamento, para que não haja gastos não contabilizados ou má administração.

Não estamos falando aqui de planilhas eletrônicas manuais ou de anotações à mão. Isso é passado!

Neste post, você saberá tudo a respeito do gerenciador financeiro, suas principais funcionalidades e como você pode contratar um serviço de confiança através da Dinie, uma moderna empresa de crédito online rápido para pequenos e médios empreendedores.

Vamos lá!

Gerenciador financeiro: quais são suas funcionalidades?

O gerenciador financeiro é uma ferramenta de automação que auxilia sua equipe nos processos burocráticos da empresa, através de um sistema inteligente de gestão.

Com isso, toda a parte estratégica da companhia é delegada aos colaboradores, que terão mais tempo para sua execução e planejamento.

Este software mantém o controle de todas as atividades relacionadas à entrada e saída de dinheiro de sua empresa, tais como:

  • Controle de cobrança
  • Entrada e saída de recursos
  • Gestão de gastos
  • Compra de insumos e materiais de escritório
  • Pagamento de contas fixas
  • Salário dos colaboradores

Por ser baseado em cloud computing, este software de gestão funciona totalmente online. A grande vantagem é que pode ser acessado através de nome de usuário e senha, desde que haja conexão de rede.

Além disso, como os dados estão online, são atualizados constantemente e em tempo real, o que dá um panorama preciso do que acontece dentro de sua empresa.

Por fim, o gerenciador financeiro pode ser acessado por computadores e dispositivos móveis, de qualquer lugar do mundo.

Quais são os benefícios do gerenciador financeiro?

A automação dos processos burocráticos traz inúmeros ganhos em produtividade dentro de uma empresa.

A começar porque, até então, era um tipo de serviço que tomava muito tempo dos colaboradores, com grandes chances de falhas.

Ou seja, trata-se de uma tarefa custosa, em todos os sentidos.

Quando delegamos este tipo de serviço a um software inteligente de gestão, além de reduzirmos gastos significativos, a produtividade da equipe aumenta, bem como o número de acertos nos processos, não atrasando o trabalho.

Veja alguns exemplos claros.

Segurança de dados

O cloud computing trata-se da transmissão e alocação de dados em nuvem, ou seja, em servidores criptografados com tecnologia de ponta.

Logo, dados cruciais de uma empresa podem ser armazenados com total segurança, sem perigo de invasão dos hackers.

Somente colaboradores autorizados têm acesso ao gerenciador financeiro. Fora isso, existe ainda a garantia da segurança da informação, que é um campo de dados restrito, e o histórico da alteração.

Tudo em um só lugar

O gerenciador financeiro consegue cadastrar diversas contas bancárias, cartões de crédito e investimentos e centralizá-los em uma única plataforma.

Com isso, não há necessidade de diferentes planilhas, gerando confusão e distorção de dados.

Ao unificar os dados, é possível obter uma visão ampliada do que acontece na sua empresa em termos financeiros.

Relatórios elaborados e enxutos

O gerenciador financeiro é capaz de mostrar quantos impostos sua empresa paga aos cofres públicos e, ainda, prepara relatórios elaborados e enxutos sobre quanto sua empresa pagou por um tributo específico durante determinado período.

Controle das finanças

Por fim, é claro que devemos mencionar o controle financeiro preciso que o gerenciador proporciona para a sua empresa. Com ele, é muito mais fácil controlar os gastos corporativos e saber para onde o seu dinheiro é direcionado.

Deste modo, torna-se totalmente viável o corte de gastos desnecessários para que se possa aprimorar em outras áreas.

Qual é a diferença entre um gerenciador financeiro e um planilha?

Existem várias diferenças entre um software de gestão financeira e uma planilha eletrônica de Excel.

Apesar de encontrarmos diversos modelos prontos de planilhas no Google, muitas delas não suprem a necessidade principal das empresas.

Em resumo, o profissional insere manualmente as entradas e saídas do departamento financeiro, dentro de células pré-programadas, que fazem o cálculo em seguida.

Por um lado, a planilha consegue dar uma visão global sobre como você está gastando os seus recursos e o montante.

Porém, além de demandar tempo, a inserção manual de dados não sincroniza em tempo real com os outros departamentos de sua empresa, nem com as instituições financeiras parceiras.

Como a Dinie pode lhe ajudar na gestão financeira

A Dinie é uma empresa que fornece soluções rápidas em crédito online para empresas de pequeno e médio porte.

Trabalhamos de maneira desburocratizada e simples, autorizando solicitação de crédito online em tempo recorde. Com isso, sua empresa pode executar os planejamentos que deseja, com tranquilidade e ROI (return over investment - retorno sobre o investimento) bastante lucrativo.

A Dinie ocupa hoje um importante papel no mercado, não apenas por ajudar a impulsionar a economia brasileira, mas também por proporcionar uma experiência focada em auxiliar o pequeno e médio empreendedor.

Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça o Limite Dinie: uma solução  para impulsionar os negócios da sua empresa.

Etiquetas