Quais serviços oferecer para fidelizar os vendedores em seu marketplace?

marketplaces Mai 05, 2021

Existe uma série de serviços que seu marketplace pode oferecer para fidelizar os vendedores, além dos consumidores. Devemos enxergá-los como um estímulo para que continuem utilizando a sua plataforma para gerar vendas e receita para ambas as partes.

O modelo marketplace vem tomando conta do Brasil, muito disso graças à pandemia. Em 2020, em pleno isolamento social, o segmento foi responsável por nada menos que R$ 30 bilhões em faturamento, e isso apenas no primeiro semestre. A cifra representa um aumento de 56% em comparação ao mesmo período de 2019.

Em resumo, o marketplace permite que pequenos lojistas tenham espaço dentro das plataformas dos grandes varejistas do mercado e, com isso, ganhar notoriedade e fechar mais vendas a preços competitivos.

Veja abaixo uma pequena lista com os principais marketplaces brasileiros.

  • Mercado Livre
  • Magazine Luiza
  • OLX
  • Amazon Brasil
  • Via Varejo
  • B2W
  • Elo 7
  • Centauro

Dentre eles, o Magazine Luiza foi um dos primeiros a despontar como uma solução para ajudar os brasileiros durante a pandemia.

O programa Parceiro Magalu, por exemplo, permite criar um endereço dentro do site Magazine Luiza, onde a pessoa física ou CNPJ ganha comissões a cada venda fechada, podendo também vender seus próprios produtos com todo o suporte deste marketplace.

Para ter sucesso, a sua estratégia  de marketplace deve levar sempre em conta a dimensão da criatividade de sua equipe de Marketing, para oferecer soluções realmente eficientes e vantajosas para os lojistas e para o seu negócio, amparadas pelos gestores do projeto.

Para isso, existem algumas táticas assertivas para fidelizar os vendedores, responsáveis pela movimentação de tráfego do seu marketplace, bem como uma boa porcentagem de vendas.

Preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre estas estratégias, tais como clube de vantagens, pontos resgatáveis, ranking de reputação, entre outros. Fique conosco até o final e boas vendas!

Fidelizar os vendedores do seu marketplace: como fazer

O grande segredo do sucesso no marketplace é o diferencial que sua empresa pode propiciar aos vendedores. Veja alguns exemplos de estratégias que podem ser adotadas dentro de sua plataforma.

Clube de vantagens

O clube de vantagens é uma maneira que as empresas adotam para se aproximar ainda mais de seus clientes. Com presença diária, a empresa incentiva o cliente a consumir seus produtos e serviços com maior frequência.

Como isso é feito? Quando você realiza um cadastro dentro de uma plataforma, automaticamente começa a receber avisos por e-mail ou por notificações do app ou navegador, sobre tudo o que está rolando lá dentro. É o chamado e-mail marketing, ferramenta poderosa de marketing que em postagens anteriores do blog já mencionamos também.

Graças ao cadastro, é possível enviar cupons de desconto para produtos específicos, que são ativados no momento em que o consumidor fecha a compra, podendo inclusive serem direcionados para um determinado grupo de clientes.

Talvez esta seja uma das práticas mais comuns no e-commerce, e que provavelmente você já se deparou.

Pontos resgatáveis

Os pontos resgatáveis também são uma maneira interessante de fidelizar clientes e vendedores de um marketplace.

O melhor exemplo que podemos citar é o Programa Smiles, oferecido pela companhia aérea GOL. É um marketplace, talvez o maior no quesito de passagens aéreas, e explicaremos o motivo.

No Smiles, o cliente fecha um pacote de assinatura e passa a acumular pontos de milhas resgatáveis, que podem ser trocadas por aquela viagem dos sonhos para a Europa, Estados Unidos ou até mesmo o nordeste brasileiro.

Porém, ao contrário do programa Multiplus, da Latam, pela Smiles é possível resgatar passagens aéreas não só pela GOL, mas por uma série de outras companhias parceiras, tais como:

  • American Airlines (Estados Unidos e México)
  • Air France (França e Europa)
  • KLM
  • Copa Airlines.
  • Air Europa
  • Passaredo
  • Aerolineas Argentinas (América Latina)
  • Emirates

Ou seja, pela Smiles o consumidor tem um grande leque de destinos para escolher, utilizando as mesmas milhas aéreas.

Além disso, é possível realizar compra de produtos diversos no Shopping Smiles, em troca das milhas resgatáveis, tais como eletrodomésticos, perfumes, utensílios domésticos, etc.

Ranking de reputação

O ranking de reputação é a melhor maneira para saber como está sendo desenvolvido o trabalho dos parceiros que operam dentro do seu marketplace.

O melhor exemplo disto é quando realizamos uma compra qualquer dentro do Mercado Livre, ou antes mesmo dela: ao pesquisar sobre um determinado produto, podemos ler não somente as avaliações sobre ele, mas também o empenho da loja em entregá-lo em tempo hábil, analisando assim, quando não há diferença de preço, de qual lojista escolher aquele produto.

Outros marketplaces também disponibilizam avaliações de parceiros, tais como a Amazon. Quanto maior o número de estrelas e de avaliações positivas dos consumidores, melhor é a reputação de seu parceiro no marketplace, e mais visibilidade os produtos e serviços anunciados por ele terão no site.

Logo, consumidores estarão mais propensos a fechar negócios com este lojista do que outro que tem menos estrelas ou avaliações negativas/neutras.

Ofertas especiais

As ofertas financeiras especiais, por fim, também são uma forma de fidelizar os vendedores do seu marketplace. Trata exclusivamente da operação do seu marketplace, como taxas e cobranças, que tornam a sua plataforma mais atraente que as demais.

Podemos citar como exemplo o Mercado Pago, o serviço financeiro do Mercado Livre. Além de habilitar uma conta bancária digital, que rende 100% via CDI, é possível vender produtos através de boleto bancário e cartões de crédito.

Para as vendas físicas, o Mercado Pago disponibiliza a venda de uma uma máquina de cartão de crédito exclusiva, além de códigos QR para pagamento à distância, por carteiras digitais.

A cada venda realizada, o usuário paga uma taxa mediante valor, que será debitado em 30 dias. Se quiser resgatar antes, paga-se uma porcentagem maior.

A grande vantagem: a criação de uma conta no Mercado Pago é gratuita, e vale tanto para consumidores como para lojistas, pois todas as transações financeiras ocorrem dentro deste sistema.

Como a Dinie pode ajudar sua empresa nos Marketplaces

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de capital sob demanda para pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Seja operando em marketplace de grande escala, ou em um site voltado para um nicho, nossos serviços financeiros se adequam às demandas da sua empresa.

Conheça o Limite Dinie!: a solução de capital sob demanda para impulsionar o seu negócio, clique aqui.

Etiquetas