Expandindo os seus negócios? Leia isto antes de começar!

capital de giro Nov 24, 2020

Está no período de franca expansão de seus negócios e vem enfrentando obstáculos que não estavam previstos no planejamento? A Dinie elaborou um conteúdo especial para você sair do escuro.

Faz parte da trajetória de qualquer empresa um período específico em que o foco é o seu crescimento, e nesta etapa é preciso estar atento a diversos detalhes a fim de não ser pego totalmente de surpresa durante o caminho.

Impulsionar as vendas da empresa requer o estabelecimento de estratégias bem delineadas, com a intenção de encontrar a forma ideal para assegurar um crescimento sustentável e viável dos negócios.

Preparamos algumas ideias para você acertar na mosca em suas estratégias e garantir o sucesso do seu negócio:

1. Conheça o mercado estudando-o

Para que uma empresa possa atuar em um determinado segmento, é claro que os seus gestores devem dispor de conhecimento sólido a respeito de seu funcionamento e processos.

Entretanto, buscar informações alternativas nunca é demais, por essa razão, um estudo de mercado detalhado e minucioso é imprescindível para que o êxito seja alcançado com a eficiência necessária.

Além disso, a ampliação da empresa passa diretamente por este requisito, já que muitos riscos são evitados por meio de um estudo como este, o que acaba sendo essencial para a elevação das vendas.

Analisar diferentes tipos de dados que dizem respeito ao comportamento de seus clientes bem como a sua fidelidade, isto é, identificando a sua frequência de consumo pode ser um sinalizador importante para a expansão dos seus negócios.

Outro aspecto que cabe frisar é o fato de que o crescimento do segmento de sua empresa também irá impactar em seus resultados, portanto, estar atento a este fator pode ser o primeiro ponto a ser considerado para executar ou não um plano de expansão.


2. Realize uma avaliação interna

Logo após efetuar o estudo do mercado e fatores externos pelas quais o seu negócio pode passar, é chegado o momento de avaliar a sua própria empresa.

Um dos aspectos mais importantes a ser levado em consideração é a lucratividade média dos últimos 3 anos de atuação, tendo em vista que este ponto define o nível de estabilidade financeira da sua empresa.

Também, analisar criticamente as condições da estrutura de sua empresa se faz fundamental, já que este é um fator essencial para o seu crescimento, verificando, por exemplo, capacitação dos profissionais, setores que estão alocados, volume de estoque, suporte etc.

A depender do tamanho do seu negócio, dispor de um sistema no modelo ERP pode ser um dos primeiros passos para a integração das atividades da empresa, uma vez que proporciona dados relevantes que auxiliam no processo de gestão dos negócios e tomada de decisão rápida.

3. O modelo de crescimento é uma escolha importante

Seguidamente a avaliação interna, é preciso realizar a escolha sobre qual modelo de crescimento se adequa melhor ao perfil de sua empresa e qual irá alavancar as suas vendas. Confira as opções:

  • Abertura de filial: trata-se da opção que primeiro salta aos olhos de quem busca expandir os seus negócios, entretanto, analisá-la com cuidado se revela uma ação prudente. Isso porque, para que essa alternativa seja interessante, é preciso que a empresa conte com uma margem de lucratividade sólida, com crescimento em seus últimos anos de atuação;
  • Montagem de um sistema de franquias: caso você considere a sua marca consolidada perante o mercado, essa pode ser uma boa opção para expandir os seus negócios haja vista que você não se responsabiliza pelas despesas originárias deste investimento, mas por outro lado deve propor um bom modelo de negócios para atrair potenciais franqueados;Licenciamento de produto: comercializar a licença para que o seu produto possa ser fabricado é uma alternativa interessante e que pode proporcionar bons resultados, elevando a sua lucratividade. Trata-se de uma opção quando comparado ao modelo de franquias, pois você fica isento de qualquer tipo de custo extra e ainda lucra por meio dos royalties que são pagos pelos associados;
  • Realize a fusão ou compre uma empresa: a aquisição ou a fusão com outra empresa é um modo eficaz de conquistar o mercado e elevar o nível de alcance de sua empresa. Contudo, é preciso muita prudência para dar um passo como este e concretizar um investimento deste porte, dado que uma análise criteriosa do negócio ao qual você está se unindo é imprescindível para o sucesso da operação;
  • Crie um e-commerce: expanda os seus negócios para o universo digital, esta é uma maneira simples, ágil e econômica do ponto de vista financeiro para impulsionar o seu volume de vendas e expandir o alcance de sua marca/loja. Há hoje, diversificados tipos de ferramentas que auxiliam na concretização deste projeto, mas como todo investimento, é necessário traçar um planejamento bem delineado para que nada fuja ao controle e você consiga atingir seus objetivos com este novo canal de vendas.

4. Trace estratégias bem estruturadas para a elevação de suas vendas

Colocar em prática a expansão dos seus negócios pode se assemelhar a começar "do zero" um projeto novo, com a vantagem de que você já possui um negócio consolidado no ramo, e agora precisa ampliar os horizontes.

Dessa maneira, traçar estratégias bem estruturadas é indispensável para que você alcance os resultados que espera e conquiste o nível de expansão que foi previamente planejado. Definir metas, prazos e objetivos a serem alcançados em um determinado período de tempo (semanas, meses, trimestres) é uma boa maneira de mensurar os resultados que o seu plano atingiu, apoiando a tomada de decisão nos próximos passos de seu projeto).

Do mesmo modo, elaborar um plano de marketing eficaz, como também uma projeção financeira precisa para a sua empresa são pontos que podem levá-lo ao êxito esperado nesta nova etapa.Compartilhe com a sua equipe o seu plano e discuta as ideias com ela: com um bom planejamento e debate  você poderá chegar ao modelo de expansão de negócios ideal para a sua empresa. E, se precisar de crédito para tirar os seus planos do papel, conte com o Limite Dinie para obter o capital de giro que precisa para colocar o seu projeto de expansão em pleno funcionamento: seja adquirindo um estoque maior a um preço competitivo, contratando aquele reforço para a sua equipe, ou investindo em marketing digital para impulsionar as suas vendas, a Dinie estará ao seu lado para apoiá-lo em seus projetos.

Etiquetas