Atendendo clientes on-line? Saiba como obter sucesso nas vendas

atendimento Abr 13, 2021

O atendimento online de clientes tornou-se um dos processos mais importantes dentro das empresas, principalmente devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Com o boom de compras pela Web, é preciso estar atento às dúvidas, reclamações, sugestões e comentários dos consumidores.

Proporcionar um bom atendimento em si, já é importante para qualquer empresa, uma vez que vivemos em um momento que os clientes comumente avaliam online o serviço prestado, bem como a qualidade e/ou eficácia de um produto.

Com o isolamento social, colocar o cliente em primeiro lugar tornou-se objetivo número um dos empreendedores e empresas em geral, por um único e justo motivo: evitar prejuízos irreversíveis, e a redução dos clientes em seu negócio.

O relatório de inteligência artificial SIS Sebrae aponta que conquistar novos clientes pode custar cinco vezes mais do que reter a atual carteira de consumidores do seu negócio. Em outras palavras, não é a melhor estratégia, dada a crise atual, investir tempo e dinheiro em ações agressivas para atrair um público maior.

Por isso, a melhor indicação hoje é investir em estratégias que ocasionam a fidelização dos seus atuais clientes, como a capacitação em serviço de atendimento ao cliente, que trazem vantagens importantes em momentos de crise econômica.

Uma das vantagens é o seu baixo custo de execução: com o cliente em mãos, o bom atendimento induz o consumidor a pagar mais caro por um produto ou serviço, porque há o estabelecimento laço de confiança do outro lado do balcão. Fora isso, a probabilidade de comprar em maiores quantidades é alta.

Pensando neste tema e sua urgência pela situação em que o País vive atualmente, nós da Dinie elaboramos este artigo com algumas dicas eficientes em atendimento online que podem alavancar o sucesso do seu empreendimento, com um maior número de vendas e de lucro.

Fique conosco!

Atendimento online: como fidelizar clientes na pandemia

Fidelizar clientes em períodos delicados como este em que vivemos, onde o recomendado é permanecer em casa, é um desafio e tanto. Porém, graças à tecnologia disponível em mãos, é possível alcançar este objetivo em poucos passos.

Veja abaixo alguns dos processos mais importantes.

Atendimento em tempo real

Se um cliente encontra sua loja no Google, navega pelas páginas do seu website e tem dúvidas sobre algum produto específico, existe alguma forma de comunicação entre ele e sua empresa?

Pode ser um formulário por e-mail, chatbot ou até mesmo link para o WhatsApp. Se sim, quanto tempo sua equipe demora para responder?

Saiba: o cliente não tem tempo para esperar uma resposta, quiçá paciência.

Caso a compra esteja no carrinho e o cliente não consiga solucionar uma dúvida, é certo de que ele irá procurar o mesmo produto (ou similar) com o concorrente, e você perderá a venda.

Vivemos no mundo do imediato, onde a maioria das pessoas não usam mais o telefone. Para atendimento, clientes preferem chatbots ou WhatsApp.

Em outras palavras, o atendimento em tempo real via chat é uma das formas que não interrompe o fluxo de navegação, a jornada de compra e a experiência do consumidor.

Trate o cliente de forma exclusiva

Clientes adoram que o atendimento seja personalizado, ou seja, feito exclusivamente para ele.

Portanto, características como uma comunicação bem humorada, simpática e humana não só atrai o consumidor, como inspira confiança e credibilidade para a sua marca.

Ou seja, o atendimento personalizado mostra ao cliente que a sua empresa não está interessada apenas em vender produtos ou serviços, mas sim tornar-se a solução das dores e anseios do seu cliente.

Faça interação, dentro e fora do seu site

As redes sociais e seu poder de propagação mostraram ao mundo corporativo que mais vale interagir com seus clientes do que importa-se somente com as vendas e números.

O consumidor moderno está avaliando produtos e serviços de empresa a todo momento, de forma positiva ou negativa. E ele quer a sua atenção, ouvir ou ler o que a sua marca tem a dizer sobre um produto ou experiência de compra.

Portanto, faça interação com seus clientes, dentro e fora do seu site. Seja nas redes sociais, no WhatsApp ou Messenger, esteja sempre de prontidão para as dúvidas, críticas ou comentários de seus clientes.

Seja transparente e educado

O atendimento, em especial o online, deve ser pautado na transparência, educação e verdade. Não queira vender algo que seu produto não proporciona ao consumidor. Não venda ilusão.

Diante uma situação onde seu cliente fica insatisfeito com a compra, mostre como sua empresa pode ajudá-lo, e ofereça suas soluções de reparo.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são ótimos documentos com dados preciosos sobre o comportamento de compra de seu cliente, seus principais gostos, desgostos e costumes.

Para tanto, invista nestes formulários de pesquisa e dispare-os de forma recorrente. Podem ser enviados por e-mail, através de campanhas de e-mail marketing, ou até mesmo um pop-up após a realização da compra.

Desde que seja curto, simples e rápido, as pesquisas de satisfação trazem taxas boas de resposta e interessantes dados para você aperfeiçoar a experiência proporcionada ao seu cliente.

Como a Dinie pode ajudar na retenção de seus clientes

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de capital sob demanda para pequenas e médias empresas em todo o Brasil.

Graças à nossa inovação em oferecer crédito rápido e online, sua empresa enfim pode realizar tudo aquilo que sempre almejou, como alugar um escritório maior, contratar mais funcionários, desenvolver um novo produto/serviço, ativar campanhas de marketing ou investir em capacitação.

Por isso, nossas soluções permitem que você faça investimentos em capacitação de equipe, sobre como lidar com clientes, ferramentas de marketing digital para divulgar o seu negócio, e muito mais.

Conheça o Limite Dinie!: a solução de capital sob demanda para impulsionar o seu negócio, clique aqui.

Etiquetas