Arrase na aquisição de clientes: estratégias para pequenas empresas

CAC Jul 21, 2021

O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma métrica importantíssima que toda a empresa deve checar periodicamente, em especial as de pequeno e médio porte. De forma bem resumida, trata-se de quanto uma empresa investe para conquistar um novo cliente.

É interessante saber que o CAC é bastante utilizado em pequenas empresas e startups, uma vez que ajuda muito na hora de mensurar a lucratividade. Muito disso tem a ver com marketing digital, que é pautado basicamente por métricas diversas, e o tipo de campanha que seu empreendimento aposta, aliado ao investimento que a sua empresa fez nessas ferramentas de aquisição.

O fato é: reter um cliente custa muito menos que adquirir um novo. Segundo Philip Kloter, um dos principais nomes do marketing moderno e autor de livros importantes como Marketing 4.0 e Marketing para o Século XXI, “manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.

Somada a esta verdade inabalável, vale ressaltar que o comportamento do consumidor moderno mudou. Graças à tecnologia e a Internet, consumidores podem avaliar produtos e empresas gratuitamente, mediante suas experiências de compra, o que determina se a empresa A é melhor que B, independente do seu porte ou fama.

Essas informações podem parecer um pouco assustadoras, porém evidenciamos aqui uma grande janela de oportunidades positivas para as pequenas empresas, sabia? Agora, com a Internet, tornou-se possível ganhar notoriedade dentro do seu bairro ou região de atendimento, desbancando até mesmo os grandes players do mercado.

O consumidor moderno agora busca empresas que acreditem em princípios similares, ofereçam qualidade e atenção no atendimento, facilidade na hora de fechar o negócio ou carrinho de compras, etc. Nisso, os pequenos empreendimentos (ou lojas de boutique) conseguem se sobressair com bastante facilidade.

Estes, somados a outros fatores, resultam em estratégias eficientes para aquisição de novos clientes a um custo satisfatório e viável para o seu negócio. Neste artigo que preparamos para você, serão relevadas algumas estratégias inovadoras para este fim.

Boa leitura!

Aquisição de clientes: como conquistá-los de maneira inteligente

Hoje, no mundo moderno, não importa se você é uma grande empresa ou um pequeno empreendedor. Para conquistar novos clientes, estes que trazem receitas sustentáveis a longo prazo, é preciso acima de tudo dominar a arte do CAC.

Segundo as análises da HubSpot, considerada uma das maiores empresas de marketing digital do mundo, 50% das empresas triangulam seus esforços no custo de aquisição de clientes.

Logo, para conquistar receitas de longo prazo e clientes fiéis, precisamos elaborar estratégias eficientes para este fim.

Comece do começo: faça um planejamento

Pode parecer meio óbvio, mas tudo começa com um bom planejamento. Você sabia que as empresas que documentam suas estratégias, seguindo-as passo a passo, possuem 313% mais chances de alcançar seus objetivos principais?

Considere os seguintes aspectos para o seu planejamento:

  • Colete informações importantes sobre seus melhores clientes, através de formulários de pesquisa, para que seja possível determinar as características e anseios de consumidores reais
  • Determine um orçamento que caiba no seu bolso, porém sem extrapolar o fluxo de caixa da sua empresa. Observação: o custo do CAC é calculado através dos custos em marketing e vendas, divididos pelo número de clientes conquistados
  • Esteja sempre atento ao mercado e suas mudanças, de modo que esteja antenado com seus clientes e as novidades de consumo

Tenha um blog e faça conteúdo relevante

O consumidor moderno está constantemente avaliando empresas, produtos e serviços. Logo, a busca por conteúdo relevante também se tornou uma constante. Hoje, toda e qualquer empresa pode e deve ter um blog, onde são produzidos conteúdos relevantes e que agreguem valor ao usuário.

Podemos citar o nosso Blog do Empreendedor, onde publicamos diversos assuntos que permeiam o universo da Dinie, que é a liberação de crédito desburocratizado e sob demanda para pequenas e médias empresas!

Note que o conteúdo relevante é aquele que não possui, necessariamente, intenções de vender ou converter clientes. Antes de tudo, os blogs servem para sanar dúvidas sobre os mais diversos assuntos e trazer tópicos relevantes para o seu público alvo.

Por exemplo: se você possui uma loja de calçados, é possível produzir conteúdos sobre quais são os melhores tênis para maratonistas e corredores casuais, demonstrar os benefícios que cada produto proporciona aos pés e a saúde destes atletas, e assim por diante.

E, claro, se sua loja possuir alguns destes produtos, não custa nada divulgá-los e oferecer preços convidativos para uma possível compra, não é mesmo?

Tenha múltiplos canais de comunicação

Os consumidores modernos preferem empresas que estejam 100% online e prontas para atendimento, nem que seja algo mais rápido.

É bastante comum que empresas tenham canais de atendimento como telefone comercial, newsletter ou um website. Hoje, porém, é quase de praxe ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram e um número de WhatsApp específico para vendas.

Outras estratégias podem ser adotadas, como por exemplo um canal na rede social Tik Tok, com vídeos curtos e interativos, promover seus produtos através de influenciadores digitais no Instagram, blogueiros do nicho em que o seu negócio opera e, claro, investir em anúncios pagos via Google Ads e Facebook Ads.

Ofereça soluções diferenciadas de pagamento

Uma estratégia para captar novos clientes é oferecer soluções diferenciadas de pagamento. E, neste ponto, a Dinie consegue ajudar a sua empresa com algo genial.

Na semana passada, publicamos sobre a modalidade BNPL (Buy Now, Pay Later), que é uma solução de microcrédito para consumidores que desejam comprar produtos de alto valor agregado, porém sem cartão de crédito ou boleto bancário.

Na BNPL, é possível comprar parcelado sem possuir cartão de crédito ou até mesmo conta bancária em alguma instituição. Tal modalidade consegue captar uma parcela de indivíduos que preferem não guardar seu dinheiro no banco.

Como a Dinie pode ajudar sua empresa com crédito rápido desburocratizado

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de capital sob demanda para pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Seja atendendo parceiros de marketplace de grande escala, ou em uma loja de nicho, nossos serviços financeiros se adequam às demandas da sua empresa.

Oferecemos estrutura e soluções financeiras viáveis para o seu negócio, e via parcerias com marketplaces, de modo que haja comodidade para os clientes, e fornecedores do seu negócio.

Somos também, uma plataforma financeira embedded, ou seja, oferecemos soluções de pagamento integrado para o seu negócio, via crédito: o que amplifica as conversões, facilitando o sucesso das operações, seja para clientes finais, ou para parceiros participantes de sua plataforma de marketplace.

Conheça o Limite Dinie!: a solução de capital sob demanda para impulsionar o seu negócio! Não é cobrada nenhuma tarifa para a sua empresa obtê-lo, clique neste link e saiba mais.  

Quer ser nosso parceiro Dinie, oferecendo crédito para vendedores e compradores PMEs de sua plataforma digital e/ou marketplace? Clique aqui e conheça nossa proposta!

Etiquetas