5 Dicas para Ampliar o número de visitas em seu site ou página das redes sociais

marketing Mar 03, 2021

Aumentar o número de visitas de um site ou página de qualquer rede social sempre é um desafio, especialmente para o time de marketing. Existe um jogo de cintura entre o tempo que um endereço leva para se posicionar dentro do Google e o imediatismo desejado pela empresa.

Calma, vamos explicar em detalhes.

Graças às facilidades que a Internet nos proporciona, hoje é relativamente fácil e simples ter um site na rede. Seja um blog, página corporativa, e-commerce ou portfólio, existem inúmeras opções, gratuitas e pagas, que podem impulsionar o seu negócio ou sua marca.

Porém, somente comprar um endereço e colocá-lo online é a primeira etapa, a mais básica de todas. O caminho das pedras é gerar acesso, de maneira natural (orgânica), para que apareçam clientes interessados no seu produto ou serviço, sem onerar com uma alta verba em anúncios/publicidade paga.

E é sobre este tema que devemos conversar de maneira mais séria…

Peguemos o exemplo de uma loja online. Processos como carrinho de compras, check-out, hospedagem segura com SSL, fácil localização dos produtos, etc., é o óbvio ululante. Isso já deve ser pensado no desenvolvimento do website, na plataforma de e-commerce que você contrata, conforme explicamos neste post aqui.

Para o tráfego, é preciso lidar com um  conceito chamado SEO (Search Engine Optimization). Na tradução literal, em português, otimização dos mecanismos de busca.

E o que seria isso?

São especificações técnicas que “notificam” os robôs dos mecanismos de busca (como o Google, DuckDuckGo, Bing, Yahoo, etc.) que o seu site existe e, acima de tudo, que existe conteúdo amigável dentro dele, além de completo e 100% original.

Porém, dentro de uma estratégia de SEO, existem alguns processos que devem ser considerados: produção de artigos originais e relevantes, imagens leves, carregamento do website, otimização para dispositivos móveis, etc.

Por isso, separamos neste post 5 dicas básicas para gerar tráfego ao seu website. Vamos lá!

Aumentar o número de visitas: o conceito

Para aumentar o número de visitas do seu site ou rede social, é preciso uma mescla entre estratégias gratuitas e pagas. As gratuitas trazem resultados de médio a longo prazo de maneira contínua, enquanto as pagas causam impacto durante um período determinado.

Veja a seguir as principais estratégias.

Otimização dos mecanismos de busca (SEO)

O SEO é uma combinação de medidas que geram tráfego orgânico (gratuito) para qualquer website, de médio a longo prazo.

Para tanto, existem três grandes pilares:

  • Volume de pesquisas sobre determinadas palavras-chave
  • Palavras-chave com baixa concorrência para melhor posicionamento
  • Temas relevantes para o seu nicho

Suponhamos que você tenha uma agência de viagens, que oferece pacotes nacionais e internacionais.

Para gerar tráfego, não é recomendável tentar posicionar no Google palavras como “viagem para Porto Seguro” ou “Pacote para Portugal”, pois além de extremamente vagas, possuem alto volume de pesquisas.

Quanto mais genérica uma palavra-chave, mais difícil é o seu posicionamento no Google ou Bing.

O certo, neste caso, seria usar termos como “semana do saco cheio em Porto Seguro” ou “as melhores vinícolas da região de Porto”. São termos mais específicos, que atraem públicos específicos que certamente comprariam os pacotes.

Para planejar suas palavras-chave, existem ferramentas como UberSuggest, Semrush e o próprio Planejador de Palavras-Chave do Google Ads.

Site Responsivo

Hoje, todos nós navegamos a Internet através de smartphones ou tablets. Segundo pesquisa do próprio Google, cada vez mais usuários inserem o termo “próximo de mim” em suas pesquisas feitas no smartphone.

Ou seja, eles estão andando na rua e querem uma loja específica ou restaurante próximo de sua localização.

Logo, o seu site precisa ser responsivo, ou seja, estar visualmente amigável para os usuários de dispositivos móveis.

Segundo o IBGE, 99.2% das pessoas que só usam a internet pelo smartphone, ou seja, trata-se de um tráfego de clientes em potencial.

Plataformas como WordPress ou Ghost possuem temas que incluem versões responsivas de um site.

Link Building é um dos pilares mais importantes de uma estratégia de SEO. Trata-se da criação de uma rede de links, internos e externos, que mostram ao Google sua autoridade no assunto na web.

Normalmente, o Link Building é pensado na conquista de links externos, ou seja, quando um outro site menciona um post seu.

Portanto, quanto mais links você receber de sites confiáveis, populares e referenciais, mais relevante o seu site será na área de atuação.

Não menos importante, criar uma rede de links interna também é crucial, principalmente para redirecionar o leitor aos temas já publicados no blog e que fazem referência ao assunto abordado em um determinado post.

Por exemplo, nós já falamos sobre estratégias de acesso de maneira muito breve no post do Dia do Consumidor. Você já foi lá dar uma olhada?

Conteúdo 100% original e, preferencialmente, longo

Para se ter relevância no Google, ou em qualquer outro mecanismo de busca, além do link building, versão responsiva e tráfego orgânico, é primordial que se crie conteúdo 100% original, isento de plágios.

Difícil, não é? Claro que sempre devemos mencionar estatísticas e referências bibliográficas, que reforçam nossas teses sobre determinados assuntos.

E, além de 100% original, o conteúdo não deve ser repetitivo ou “encher linguiça”. O leitor acessou o seu post para sanar uma dúvida, conhecer seu produto ou serviço ou se informar a respeito de algo de seu interesse.

Repare: os conteúdos melhores posicionados no Google ultrapassam 3.000 palavras. Existem centenas de fatores, mas o número de palavras do artigo, o nível de informações e aprofundamento no tema contam bastante.

Tráfego pago

Por fim, a estratégia de tráfego pago, em conjunto com a de tráfego orgânico, ajuda a alavancar as visitas do seu site ou página nas redes sociais.

Neste caso, existem ferramentas específicas para este fim. As principais são: Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads.

A grande vantagem do tráfego pago é que é possível segmentar seu anúncio para um público específico. É possível definir uma campanha com as seguintes informações:

  • Faixa etária
  • Gênero
  • Localização geográfica (País, estado, cidade e bairro)
  • Tipo de smartphone utilizado (iPhone, Samsung, Xiaomi, etc.)
  • Classe social
  • Renda salarial
  • Cargo profissional
  • Última vez que fez uma viagem
  • Estado civil
  • Número de filhos
  • Produtos comprados nos últimos meses

As plataformas de tráfego pago funcionam em sistema de leilão: quanto maior for o seu investimento, maior será o número de pessoas alcançadas. Tanto para curtidas, acessos, cliques ou conversões.

Aumentar seu tráfego com a Dinie

A Dinie é uma empresa que oferece soluções inteligentes de capital sob demanda para pequenas e médias empresas.

Graças à nossa inovação em oferecer crédito de forma rápida e online, sua empresa enfim pode realizar tudo aquilo que sempre almejou, como alugar um escritório maior, contratar mais funcionários ou investir em capacitação.

Para uma eficiente estratégia de tráfego pago e orgânico, você pode contar com as nossas soluções em crédito para investir no seu marketing e definir seas melhores campanhas digitais para o seu negócio.

Conheça o Limite Dinie!: a solução para impulsionar o seu negócio, clique aqui

Etiquetas