7 sugestões de como inovar no seu negócio em um mundo pós-pandêmico

contabilidade Dez 22, 2020

O  cenário de recessão econômica pela qual o mundo vem atravessando devido a pandemia ocasionada pelo covid-19, têm levado muitas empresas a desistirem mesmo antes de buscar um caminho para se reinventarem perante o novo cenário.

Com a pandemia a população deixou de consumir no formato tradicional (indo a comércios, shoppings, etc.) seja por uma razão econômica, ou pelas limitações impostas pelo necessário distanciamento social.

Dessa maneira, empresas dos mais distintos segmentos tiveram as suas receitas afetadas, já que o grande público consumidor está distante de seus principais canais de compra, o que tem levado muitos negócios a fecharem as portas, falindo.

Para fugir da crise, preparamos um conteúdo para que a inovação seja a palavra de ordem a imperar em seu negócio, o motor rotativo para que os seus empreendimentos sejam concretizados de forma estratégica e você encontre o caminho do sucesso em meio a este novo momento da economia.

Conheça 7 sugestões para que o seu negócio não fique para trás diante das mudanças pelas quais o mundo vem passando. Confira.


1 – Sua empresa já possui site e Redes sociais? Está na hora transformá-los  em ferramentas de divulgação e vendas da sua marca

É indispensável para qualquer negócio dispor de contas em redes sociais e um site para que as pessoas interessadas em seus produtos ou serviços possam ter mais informações a respeito  deles e conhecer melhor a sua empresa.

Para quem já dispõe de um site na internet, modernizá-lo é imprescindível, pois cada vez mais as pessoas têm se relacionado por meio do mundo digital e contar com um layout responsivo e direcionado  ao seu público-alvo é o mínimo que se espera. O site passa a ser o seu cartão de visitas e as pessoas atualmente se apegam muito ao aspecto visual, assim, nunca há uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.

O mesmo é válido para as redes sociais, com o diferencial de que nelas será necessário criar conteúdo criativo e conectado às tendências do momento para engajar o seu público alvo e ampliar a divulgação da sua marca.

Assim, zelar pela sua identidade digital é o primeiro passo para quem quer sobreviver à crise da pandemia e retomar com força os negócios.


2 – Seu negócio comporta uma loja virtual? Se sim, está esperando o quê?

Entrar nos negócios digitais se tornou quase uma obrigação no cenário de pandemia pelo qual estamos passando. Porém, muitas empresas ainda resistem na criação de uma loja virtual, uma vez que o seu perfil dos negócios nem sempre se destina ao consumidor final (por exemplo, empresas B2B) .

Entretanto, para impulsionar as vendas, se faz fundamental no cenário atual dispor de uma loja virtual, para que os seus produtos sejam vistos e consumidos pelos clientes de forma prática e ágil, simplificando o processo de venda e a aquisição do produto pelo cliente.Vale lembrar que adentrando nas vendas em canais digitais a sua empresa poderá atingir ainda mais clientes, diversificando o público alvo do seu negócio e ampliando a rede demográfica que conhece o seu negócio e produto.

3 – Seja um criador digital de conteúdos sobre o seu segmento de atuação

Sabemos hoje que a experiência do cliente vai muito além do momento em que ele realiza uma compra: o contato com ele deve ser de forma recorrente para transformar a sua base de clientes em pessoas fiéis a sua marca, engajando-as.

Dispor em seu site de uma aba com um “blog” ou “notícias” tem se demonstrado um recurso interessante para aumentar o  alcance de seu público-alvo, uma vez que os consumidores buscam não somente um produto ou serviço, mas informações a respeito dele.

Esses conteúdos passam a ser uma forma de manter os clientes interagindo com a sua empresa, uma espécie de "isca" para que o consumidor digital tome conhecimento da sua empresa, visita o seu site, se interesse pelo que o seu negócio oferece e, por fim, adquira um de seus produtos, se tornando um novo cliente.

Para tanto, há hoje empresas especializadas na elaboração de conteúdos que prestam este serviço segundo métricas de SEO (Search Engine Optimization - Otimização de ferramentas busca), o que otimiza a sua página no momento em que alguma pessoa realiza uma busca  respeito de algum dos seus produtos, ou dos conteúdos publicados em seu blog.

Trata-se de um investimento pequeno perante  o retorno que será capaz de proporcionar.

4 – Crie canais de comunicação virtual com os seus clientes

Estamos passando por um período de educação e consumo digital em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, por essa razão, pessoas que nunca tinham experimentado a compra virtual a têm realizado de forma recorrente.

Assim, contar com canais de venda junto a estes clientes se torna algo fundamental para que possíveis dúvidas sejam esclarecidas em tempo hábil. Por isso, disponibilizar atendimento virtual pode ajudar a impulsionar as suas vendas e conquistar uma clientela fiel ao seu negócio. Dentre as principais opções podemos citar:

  • WhatsApp;
  • Chat;
  • E-mail;
  • Facebook e Instagram (atendimento por mensagem direta).

5 – Já avaliou a criação de um aplicativo para atender as demandas de sua empresa?

Uma maneira eficaz de impulsionar a demanda sua empresa com eficácia é investir na criação de um aplicativo, o que pode alavancar as vendas em seu negócio por criar um canal direto de aquisição por um meio prático e que ninguém mais consegue viver sem: o smartphone

Para começar este canal com o pé direito, crie ofertas para que o cliente baixe o seu app, assim ele terá acesso a notificações e outras formas de engajamento que podem transformá-lo em um comprador recorrente da sua empresa.

Fica como dica também verificar o perfil de compra destes clientes que baixaram o seu aplicativo e estão o utilizando de forma recorrente

6 – Monitore online os preços da concorrência para não perder vendas

Muitas vezes o número de vendas cai e não se toma conhecimento do motivo, porém, é possível que boa parte delas esteja indo para a concorrência, que reduziu simbolicamente os seus preços e conquistou os seus clientes, por exemplo. Ou, ainda, um bug em seu site ou plataforma de e-commerce esteja causando a perda de vendas em um determinado dia.

Para que isso não seja uma constante, monitorar os preços e promoções da concorrência diariamente pode ser um dos indicativos para que o seu site virtual obtenha resultados que estejam dentro do planejamento da empresa, e crie alertas no sistema (também conhecidos como página de status) para que você saiba caso algo esteja com problema na operação do seu site.

7 – Dinie: a parceira para a sua empresa obter serviços financeiros de forma digital e sob demanda para alavancar os seus negócios

Contar com um parceiro financeiro neste momento em que os bancos dificultaram o acesso ao crédito em razão das incertezas do mercado mundial, e nacional, é um alívio para muitos empreendedores que encaram um fluxo de caixa restrito devido a redução das vendas na pandemia, ou que se vêem sem condição para investir na publicidade e assim manter uma base de clientes em expansão.

A Dinie oferece muito mais que capital de giro: fomento para a sua empresa através de crédito consciente, conhecimento e inovação para o seu negócio através de materiais e conteúdos para ajudá-lo a ir além com o seu negócio.

Pronto para iniciar essa parceria? Clique aqui e solicite sua proposta!


Etiquetas